Quando abrir uma filial e expandir

Quando abrir uma filial e expandir

Abertura de Filial: Quando e Como Expandir o seu Negócio

Apesar de muitos empresários ficarem satisfeitos com sua empresa e não pensarem em expansão de negócios, por outro lado, não são raras as vezes em que empreendedores costumam esperar ansiosamente pela oportunidade de abrir uma filial e expandir os negócios.

Investir em uma filial é um excelente caminho para uma empresa introduzir-se em um novo mercado e, consequentemente, aumentar rendimentos, atrair novos clientes e conquistar uma posição melhor no mercado.

No entanto, para ter uma filial de sucesso é preciso muito mais do que desejar a expansão de negócios, é preciso avaliar e planejar seus passos cuidadosamente para identificar o momento certo para abrir uma filial.

Diante dessa perspectiva é preciso analisar o momento certo de abertura de filiais – expansão de negócios; planejar a inserção da filial no mercado, prevendo os desafios futuros; escolher com proficiência e cautela a localização da filial, entre outros detalhes.

Portanto, se você está planejando expandir seu negócio não deixe de conferir nossas dicas!

 

Como identificar o momento ideal para abrir filiais – expansão de negócios?

Não pense que filiais – expansão de negócios é algo feito por impulso ou apenas porque você tem muita vontade de ter empresas e lojas em outros locais, é preciso muita cautela, planejamento e estudo antes de tomar essa decisão.

Desse modo, é necessário identificar se a expansão de negócios é realmente viável e vantajosa, porque, caso contrário, você deva esperar mais um pouco antes de fazer esse investimento.

Todavia, como identificar o melhor momento para abrir uma filial e expandir seu negócio?

Pensando nessa dúvida resolvemos elencar alguns aspectos que vão te nortear diante dessa tomada de decisão e fazer você identificar o melhor momento para investir na expansão de seu negócio.

 

Seu negócio está consolidado?

Um dos pontos fundamentais para investir em uma filial é identificar sua base de clientes. O que isso quer dizer?

Observe se seu negócio já tem clientes significativos, se são os mesmos que procuram sua empresa por ela já ter uma boa visibilidade, isto é, se não é mais sua empresa que precisa ir atrás de novos clientes.

Quando tais fatos são identificados é possível depreender que seu negócio está realmente consolidado na atual localização e, portanto, se você tem interesse em abrir filiais, já pode ser possível pensar nessa expansão de mercado.

 

Seu negócio apresenta estabilidade lucrativa?

Não observar a estabilidade dos lucros da empresa tem sido um dos maiores erros que empresários tem cometido quando investem na expansão dos negócios.

Desse modo, observar a lucratividade e a estabilidade da empresa mesmo diante da crise econômica e em períodos sazonais é um dos aspectos mais básicos ao se pensar em filiais – expansão de Negócios.

 

Como é a projeção orçamentária de seu negócio?

Investir em filiais- expansão de negócios é um grande passo para uma empresa, portanto, é preciso total planejamento para tal ação, afinal, o objetivo é não ficar “pisando em ovos”, ter prejuízos ou carecer de orçamento no futuro.

Desse modo, além de estudar o mercado e a situação financeira atual de sua empresa, conferindo a lucratividade dos últimos anos é fundamental que faça uma projeção orçamentária para poder observar o faturamento, as despesas e estudar um ponto de equilíbrio econômico.

Com essa projeção orçamentária, você terá mais propriedade para avaliar os custos para expandir seu negócio e quanto de lucratividade tal ação irá promover nos próximos anos.

 

Filiais – expansão de negócios: como abrir?

Você já “estudou” os aspectos acima e percebeu que sua empresa tem condições de se expandir, portanto, agora chegou a hora de abrir uma filial e expandir seu negócio, mas, você sabe como fazer isso?

Não se preocupe, pois vamos tocar em “pontos sensíveis” a serem observados durante o processo de abertura da filial.

Para abrir uma filial você não estará livre das burocracias, o que quer dizer que precisará preparar e levar alguns documentos para a Junta Comercial de sua cidade.

No entanto, além da documentação legal, a abertura de uma filial requer outros planejamentos como os que elencaremos abaixo.

 

Localização

A localização da filial é extremamente importante para o desenvolvimento de sua empresa, portanto, estudar o mercado local e depreender qual a melhor localização conforme sua base de clientes e qual localização tem maior potencial para atrair novos clientes são os primeiros passos para definir a localização de sua filial.

 

Padrão de qualidade

Sua empresa está bem consolidada, já conseguiu conquistar e fidelizar clientes isso se deve não só pelos produtos que oferece ao seu público, mas também pelo padrão de qualidade dos produtos e de atendimento, portanto, ao pensar na expansão de negócio você deve se certificar de manter os padrões de qualidade em sua filial.

Ao abrir uma filial, procure montar uma equipe tão boa quanto a equipe de profissionais que trabalham em sua empresa matriz, pois é essa equipe que será a responsável por manter o alto padrão de qualidade dos serviços prestados, causando uma boa impressão aos seus clientes.

 

Plano B

Com o cenário econômico brasileiro em crise, é fundamental que ao pensar em expandir seu negócio você tenha um plano B.

Isto que quer dizer que por mais positivo que seja diante da empreitada de filiais – expansão de negócios, é preciso se preparar para a possibilidade de a filial não conseguir cultivar uma boa base de clientes e encontrar problemas financeiros e percalços antes de sua consolidação.

Diante dessa perspectiva, certifique-se de ter um capital sólido de reserva para poder arcar com situações negativas e sair delas sem ter que “fechar as portas”.

 

Diante do que expomos até aqui você já pode ter uma ideia de quando e como expandir seu negócio, porém, deixaremos uma dica de ouro: tente ver tanto sua matriz quando sua filial como negócios diferentes, até porque são mercados novos, mas sobretudo, porque o fato da consolidação da matriz não pressupões que a filial também tenha sucesso.

Além disso, a questão de gerenciamento administrativo de matriz e filial devem ser feitas separadamente, unificar as finanças das duas empresas é prejudicial, principalmente para detectar problemas financeiros em uma delas.

Dito isso, esperamos ter ajudado e solucionado dúvidas e inseguranças que você tinha a respeito do tema. Boa sorte em sua empreitada!