como divulgar seu e-commerce

Já que você veio parar neste post significa que tem interesse no assunto, como divulgar seu e-commerce ou pretende abrir um e-commerce, portanto, como todo empreendedor, deve atentar para as estratégias de divulgação de seu e-commerce – loja virtual.

A verdade é que os e-commerce estão absolutamente em alta, em outras palavras, é bastante significativo a quantidade de pessoas que optam por fazer compras em lojas virtuais em contrapartida às lojas físicas.

Boa parte dos consumidores tem optado por fazer compras online, desde alimentos até itens de cama, mesa e banho. De modo que, praticamente TUDO é possível encontrar para vender e comprar online.

Eis que nesse momento surge a grande questão: o universo do e-commerce – loja virtual é muito amplo, então como fazer o seu e-commerce se destacar? Como conquistar clientes?

 

Por que é importante divulgar seu E-commerce?

Quem tem um e-commerce deve ter em mente que não basta apenas manter a loja virtual no ar e atualizada, é preciso – para aumentar as vendas e conquistar novos clientes – um verdadeiro compromisso de gestão das ferramentas necessárias para alcançar o reconhecimento.

Naturalmente, para conquistar tudo isso, a divulgação de e-commerce é uma das estratégias mais importantes e com o potencial de impactar no sucesso do seu e-commerce – loja virtual.

Diante dessa perspectiva a divulgação de e-commerce se torna fundamental para seu e-commerce, afinal ela é a responsável por atrair mais visitantes, despertar o interesse do consumidor e clientes em potencial para os seus produtos e, é também, através da divulgação de e-commerce que se torna possível fidelizar seus clientes.

Não obstante, não basta sair na web divulgando sua loja virtual de forma aleatória e sem objetivos específicos, para divulgar seu e-commerce é preciso elaborar estratégias, estudar os canais que irá utilizar, atentar para sua persona, pois a partir disso é possível fazer uma divulgação de forma mais otimizada e obter melhores resultados.

Tendo isso em mente, trouxemos algumas dicas de como divulgar seu e-commerce de forma a colher bons resultados para seu empreendimento.

 

9 dicas de como divulgar seu e-commerce

 

1. Marque presença nas redes sociais

As redes sociais, há muito deixaram de ser apenas um local de entretenimento, onde as pessoas se conectavam com os conhecidos; atualmente elas passaram a ser bem mais do que isso: se tornaram um canal de vendas, informação e relacionamento entre empresas, marcas, artistas e pessoas.

Portanto, estar presente nas redes sociais (Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn, etc.) é garantir que sua loja virtual estará em uma plataforma onde o consumidor estar acostumado a navegar e tem mais liberdade e facilidade de entrar em contato com os seus produtos.

Diante desse ponto de vista, marque presença nas mídias sociais criando perfis públicos de sua loja virtual, empenhe-se em oferecer conteúdos diferentes em cada uma dessas redes, mas mantenha o foco na divulgação de seu e-commerce, focando também no design e na própria linguagem que cada rede ou sua persona possa exigir.

 

2. Tenha um blog

Ter um blog dentro do seu próprio e-commerce pode ser uma excelente opção para produzir conteúdo aprofundado sobre seus produtos, dar dicas, passar informações, contar curiosidades, fazer tutoriais e contar as novidades de sua loja virtual.

Um blog pode ajudar muito a conquistar e fidelizar os clientes que vão buscar mais aprofundamento de seus produtos e de sua loja na plataforma, sendo assim, será uma boa ferramenta de divulgação, contato com o público e poderá ajudar intimamente na conversão de vendas.

 

3. Utilize botões de compartilhamento

Os botões de compartilhamento são fundamentais e ótimas ferramentas para alavancar o engajamento e a divulgação de seus produtos e conteúdos, portanto, facilite esse acesso e utilize botões de compartilhamento nas mídias sociais e no e-mail em seu blog e, sobretudo, nas páginas dos produtos de seu e-commerce – loja virtual.

 

4. Faça publicações frequentes

Aquela frase: “Quem não é visto, não é lembrado”, faz todo o sentido e tem um grande peso quando falamos sobre divulgar seu e-commerce, portanto, seja consistente em suas postagens nas redes sociais, afinal de nada adiante ter perfis nelas se você não sabe aproveitar a oportunidade e manter frequência nas publicações.

Além do mais, quanto mais presença você tiver – através de suas publicações – mais seu e-commerce ganhará credibilidade e poderá chegar ao consumidor ideal enquanto aparece em seus feeds.

 

5. Invista em e-mail marketing

O e-mail é algo fundamental e praticamente todo mundo tem pelo menos uma (principalmente quem tem conta em redes sociais e/ou costuma fazer compras online), então, porque não utilizar essa ferramenta para divulgar seu e-commerce – loja virtual?

Muitas vendas são realizadas a partir de um e-mail marketing chegando no momento exato e propício para seu cliente em potencial, principalmente quando apresentam ofertas, promoções, cupons de descontos, etc.

Ao investir e e-mail marketing é possível alavancar rapidamente suas vendas.

 

6. Crie um relacionamento com seu consumidor

O consumidor gosta de perceber que uma marca, uma loja virtual o leva a sério, portanto, criar um relacionamento com seu consumidor ou cliente em potencial é, provavelmente, a dica de ouro de como divulgar seu e-commerce.

Portanto, tenha sempre aberto um canal de relacionamento, escute a opinião de seus consumidores, tente solucionar problemas, responda comentários e tenha sempre um SAC atencioso e eficiente.

 

7. Capriche na fidelização dos clientes

Não pense que porque um cliente comprou algo em seu e-commerce significa que ele irá voltar a comprar, portanto, tente caprichar na fidelização dos clientes, afinal, não existe uma estratégia de marketing de e-commerce melhor do que um cliente satisfeito falando e indicando sua loja virtual.

Portanto, capriche em meios para fazer com que seu cliente se torne fiel a sua empresa, talvez criando benefícios, promoções e planos exclusivos para ele?

 

8. Crie anúncios

Criar anúncios e divulgações pagas tanto nas redes sociais quando no próprio Google, é também uma ótima forma de divulgar seu e-commerce.

No entanto, é preciso um verdadeiro estudo de seu público, de sua persona e localizações para poder criar um anúncio eficiente e que contribua para tornar seu e-commerce – loja virtual mais popular, conquiste e fidelize cliente e, consequentemente, alavanque as vendas.

 

9. Faça com que seu site seja otimizado para celulares

A internet móvel acessada diretamente dos celulares é uma das primeiras opções por parte da maioria das pessoas, justamente por estarem ali “em mãos”, então, ter um site otimizado para celulares será um grande diferencial para seu e-commerce adentrar ainda mais no mercado e ser indicado pelos usuários.

 

Esperamos que tenha gostado dessas dicas e que as coloque em prática, pois fazendo isso, as chances de seu e-commerce – loja virtual se tornar mais conhecido e alavancar suas vendas aumentam consideravelmente.